top of page
Depoimentos completos
Sueli Yosida
Receber o livro foi muita surpresa, não esperava! Eu não sou de ficar emocionada, mas esse me deixou muito feliz. Achei engraçado porque eram muitas pessoas bem diferentes que a minha irmã escolheu pra contar história. Achei interessante conhecer as perspectivas de outras pessoas sobre mim, tinha algumas coisas que eu não sabia que tinham sido importantes, mas pra elas foram! Gostei de tudo, da capa, das fotos, das cores, dos textos. Terminei de ler o livro muito feliz, muito grata pelas histórias e pelas pessoas que me marcaram!
Nilo Ikuta
Quando recebi fiquei meio sem ação. Lendo, fiquei muito emocionado, e de certa forma, pude confirmar como eu sou e como as pessoas me enxergam. Por, outro lado, fiquei meio chocado com algumas histórias de bastidores que não conhecia da minha própria família. A qualidade da escrita é um diferencial, textos muito bem escritos, com conexões coerentes entre os personagens e a linha do tempo. É um presente que além da primeira leitura, vale uma releitura para reviver e repensar nas pessoas que marcaram nossas vidas. Creio que a escolha dos entrevistados é diretamente proporcional à profundidade do presente. No meu caso, foram escolhidos a dedo familiares e amigos de diferentes fases da minha vida, com os quais tenho muito zelo e amor. Memórias em contos fica em um móvel em minha casa, e fica me olhando despreocupado, o qual sempre dou uma folheada para ver as fotos ou algum texto de alguma fase de minha vida.
Edna Nakahara
Achei o texto da minha entrevista muito interessante, criativo e divertido. Fácil de ler, com uma pegada pessoal, gostei muito. A parte preferida pra mim foi poder entregar o presente junto com outras pessoas que também participaram, sendo entrevistados! Poder ver o rosto de felicidade da aniversariante não tem preço. Há muitas maneiras de deixar uma pessoa feliz, e dependendo da pessoa, fica muito mais feliz ao receber um presente emocional do que algo só comprado, e aqui é diferente, criativo, porque todo mundo tem que dar um pouco de si mesmo. Não é simplesmente comprado, não que isso seja ruim, mas esse presente é diferente.
Tamara Horie
No começo da entrevista eu estava preocupada se conseguiria contar uma história completa, mas a condução foi boa e fluiu de uma forma bem descontraída. No final gostei muito! Eu contei vários fragmentos de histórias, então duvidei se ficaria bom, mas o resultado foi surpreendente! Percebi que tudo que falei foi valorizado. O elemento da escrita artística e a interpretação do escritor deixaram meu relato coeso e bem divertido de ler, não eram relatos aleatórios. O texto se tornou um presente pra mim também, pois me fez enxergar de outra perspectiva alguns acontecimentos da minha vida. Gostei de ver meu conto ao lado do de outras pessoas e ver como eles se encaixavam! Essa curadoria final do escritor deixou ainda mais interessante o trabalho, pois havia uma lógica na ordem em que os contos eram apresentados ao leitor. Acho que é uma forma de fazer com que o presenteado enxergue coisas que só as pessoas queridas veem. Diferentemente de uma carta, o Memórias em Contos tem o toque da escrita artística e possibilita que as memórias sejam escritas de uma forma bem interessante.
Kasue Sugahara
Eu estava um pouco apreensiva para a entrevista, porque não sabia exatamente o que iria falar. Alguns dias antes fiquei pensando o que seria importante eu estar falando sobre a pessoa que iria receber o livro. Mas o entrevistador foi conduzindo a conversa, entendendo mais sobre mim até o momento da minha vida em que conheci a pessoa, do presente, e como foi nossa amizade. A entrevista acabou se tornando um bate-papo muito agradável e acho que acabei falando mais do que o necessário. O texto foi bem fidedigno ao que foi falado na entrevista e mostrou bem sobre a minha amizade com o presenteado, inclusive os comentários do entrevistador foram bem pertinentes e deixou o texto mais rico. A minha parte preferida foi relembrar momentos que passei com o presenteado, senti saudades dos tempos em que andávamos juntas e fico grata a Deus por esta amizade tão importante na minha vida. E que agora ficou registrada em um livro e poder sempre ser relembrada. Com certeza é um presente que mexe com as emoções, as memórias, que foram registradas em palavras escritas e não serão esquecidas. É uma ideia fantástica. Me senti privilegiada por ter sido escolhida para participar deste trabalho. Obrigada!
Marcos Yosida
O que mais me surpreendeu foi ler o relato de histórias que eu participei só que com outro ponto de vista, nós podemos marcar a vida de outras pessoas, mesmo não sabendo ou notando. Ao ler as histórias veio um mix de sentimentos, fiquei constrangido, mas grato em ver como pude participar da vida de pessoas tão queridas. Terminava os relatos com vontade de marcar um café com as pessoas pra conversar e agradecer elas. A leitura ficou fácil e agradável, e com uma narrativa que fazia sentido e que me envolvia. Recomendaria especialmente para pessoas que prezam por presentes que tem um valor sentimental maior; por um lado acho que é difícil precificar ou mensurar a experiência do Memórias em Contos, principalmente para pessoas mais pragmáticas ou que gostam de dar presentes úteis, mas assim como o prazer de tomar café e conversar com um grande amigo que não se vê a um bom tempo, o presente reforça laços, gera conexão, então acho que pessoas que buscam mais do que apenas dar um presente, mas de fato querem manifestar a sua gratidão, honrar a vida de uma pessoa, celebrar como essa pessoa impactou a sua vida, é um ótimo e belo presente!
Agda Ikuta
A entrevista foi muito agradável, uma das minhas partes favoritas. Relembrar os momentos com meu marido, situações, pessoas importantes em nossas trajetórias, foi um reviver da nossa vida. A condução foi ótima, questionando alguns pontos e organizando o espaço e tempo. O texto foi bem fidedigno, escrito de forma leve e coloquial, o resultado foi surpreendente! É um presente ‘sui generis’ (único). É surpreendente saber o que passou/pensam certas pessoas tão próximas da gente a respeito da pessoa a ser presenteada,uma rica oportunidade de termos registros importantes sobre a gente mesmo, sobre o que fomos/somos, de forma íntegra e pessoal, e também o que refletimos nos outros! Pura gratidão pela experiência!
bottom of page